Atividades.Português

terça-feira, agosto 22, 2006

Separação e Classificação de Sílabas

Exercícios de fixação


* Lembrando (1): As palavras, quanto ao número de sílabas, podem ser:
1 sílaba ------------------ pés ----------------------- monossílabas
2 sílabas --------------- ca - sa----------------------- dissílabas
3 sílabas ------------- ár – vo – re ------------------- trissílabas
4 ou mais sílabas—an – ti – ga – men – te ------- polissílabas


· Lembrando (2): Quanto à posição da sílaba tônica, as palavras podem ser:

café - última sílaba tônica ------------------------- oxítona
família – penúltima sílaba tônica ----------------- paroxítona
lâmpada – antepenúltima sílaba tônica ---------- proparoxítona


1) Complete, classificando as palavras quanto ao número de sílabas.
a) Picareta é _______________________________ porque tem ____ sílabas.
b) Céu é ___________________________________ porque tem _____ sílaba.
c) Avó é ___________________________________ porque tem _____ sílabas.
d) Moleque é _______________________________ porque tem _____ sílabas.


2) Separe as sílabas das palavras e classifique-as de acordo como número de sílabas e de acordo com a posição da sílaba tônica.

Palavras / Sílabas /Classificação quanto ao nº sílabas /Classificação quanto à posição da sílaba

tônica /_____________________________________________________________

abdicar/_____________________________________________________________

Piauí/_______________________________________________________________
advogado /___________________________________________________________

escorpião/ ___________________________________________________________

substantivo /_________________________________________________________

depois /_____________________________________________________________

signo /______________________________________________________________

história /____________________________________________________________

pai /_______________________________________________________________

céu /_______________________________________________________________

quermesse /__________________________________________________________


3) Pesquise em livros, jornais e revistas e escreva:

a) três palavras monossílabas:

___________________________________________________________

b) três palavras dissílabas:

______________________________________________________________

c) três palavras trissílabas:

_____________________________________________________________

d) três palavras polissílabas:

____________________________________________________________


4) Escolha uma palavra de cada grupo do exercício anterior e forme frases.
a)___________________________________________________________________________________
b) __________________________________________________________________________________
c) __________________________________________________________________________________
d) __________________________________________________________________________________

57 Comments:

  • At 29/7/08 16:29, Anonymous Anônimo said…

    adorei as atividades, simples e completas, muito bom mesmo...

     
  • At 12/3/09 06:53, Blogger GI MAIA said…

    OI!GOSTARIA DE SABER SE ESTAS ATIVIDADES ESTÃO DE ACORDO COM A REFORMA ORTOGRÁFICA?DESDE JÁ AGRADEÇO.BJSSSSS

     
  • At 14/4/09 18:57, Anonymous Anônimo said…

    como faço p/ resover os exercicios? Tenho que copiar? Eu não aguento são muitos!!!Que pvo burro!!!!!

     
  • At 8/5/09 17:12, Anonymous Anônimo said…

    Gostei das atividades, mas acho q faltou desenhos, cor, coisas que criança gosta

     
  • At 1/7/09 08:59, Anonymous Anônimo said…

    isto parece interessante mas faltam as respostas... quem pode ajudar??

     
  • At 21/10/09 19:07, Blogger Unknown said…

    eu queria saber se para resolver as questões é preciso imprimir ou copiar pois não consigo

     
  • At 20/11/09 14:06, Anonymous Vitória said…

    Para estudantes como eu , tenho 9 anos e acho isso fraco , amo ler BIIIIIIIIS BIIIIIIS !!

     
  • At 28/2/10 18:59, Blogger Professora Daniela Freitas said…

    eu adorei seu blog, gostaria q vc visitasse o meu, está em construção... o endereço é: educacaoaindatemjeitoeuacredito.blogspot.com

     
  • At 19/4/10 19:35, Anonymous thais said…

    me ajudem eu tenho 11 anos presciso fazer esse dever de casa estou sozinha.o dever é
    separe as silabas e classifique as palavras e quando a tonicidade galaxia??

    figurinhas=
    urgencia=
    guerra=

    me ajudem por favor de um exemplo presciso de agora para entrega amanha

     
  • At 3/8/10 14:08, Anonymous Anônimo said…

    Oiie , tenho 11 e queria saber a resposta mais ninguem me deu , nenhuma eu estava procurando uma resposta para saber o que é classificação das silabas mas ninguem respondeu ...mais gostei muito da atividade , legal
    [lime]☻

     
  • At 8/11/10 20:51, Blogger superfoco said…

    oi gostei muito desse blog agradeço a sua iniciativa
    tbm gostei muito de vc ter citado o nome do meu querido piaui s
    sou do piaui campomaior:pi

     
  • At 13/11/10 17:18, Anonymous Anônimo said…

    mfjjcnsjdhcn bnshgvjd.xsnkldsvc e vjdsbvmndf aebafdsdca.lkfhv,kur f cm,nfcjwefbWN GENVsfn kjncdwedcbd, cjfhvd₢mvejwbacm wkfr.....zcrcrcrcrcrcrccrrfjhejksvkaejhgkh...ameý

     
  • At 13/11/10 17:19, Anonymous Anônimo said…

    khdckw clnjncqk.nckejwmqn chkcgyhv cnqw cjh cnmqwebc ercnmbqjdbwch,kwfb ds cvbfjb we


    me ajudem!!!preciso separar essas palavras e classifica-las

    rsrsrs..

     
  • At 13/11/10 17:22, Anonymous Anônimo said…

    esse blogger é muito bom....ele tem todas as respostas ¬¬
    a menina de 11 anos pediu a resposta da sua atividade..
    e todos foram muito educados,generosos..e responderam!!*o*
    vcs estão de parabéns!!!
    ''palmass''

     
  • At 13/11/10 17:24, Anonymous Anônimo said…

    oi!!=D
    sou a pessoa dos 3 últimos comentários...*o*

     
  • At 13/11/10 17:26, Anonymous Anônimo said…

    oiii*.*
    quem ta lendo oq eu tô escrevendoo..é um idiotaaaaaa!!

     
  • At 13/11/10 17:26, Anonymous Anônimo said…

    ...

     
  • At 13/11/10 17:27, Anonymous Anônimo said…

    anônimo disse...

     
  • At 13/11/10 17:28, Anonymous Anônimo said…

    faça um comentário

     
  • At 17/11/10 21:18, Blogger Cátia Carrasco said…

    Adorei os exercícios, estão de parabéns!!!

     
  • At 28/12/10 10:18, Anonymous Anônimo said…

    que esta lendo o que eu escrevi e um verdadeiro idiota retardado e impesil obrigado por ler minha mensagem e um felis novo e gos tei das pergudas da atividade

     
  • At 26/2/11 13:10, Anonymous Anônimo said…

    No exercício de número 2(dois), que trata da acentuação tônica das palavras, percebi um erro. A classificação da palavra FAMÍLIA, está como paroxítona, sendo proparoxítona. A acentuação tônica dessa palavra se encontra na antepenúltima sílaba e não na penúltima, pois, a divisão silábica da palavra é: FA-MÍ-LI-A e não FA-MÍ-LIA, mas, parabenizo o trabalho. Obrigado.

     
  • At 29/3/11 16:46, Anonymous Anônimo said…

    voce tem que fica estudando

     
  • At 22/4/11 12:51, Blogger Unknown said…

    gostei me ajudou muito carol

     
  • At 26/4/11 20:22, Anonymous Anônimo said…

    estou adorando,pois esta me ajudando muito,estou no ultimo estagio de lingua portuguesa.rose monte alegre dos campos

     
  • At 13/9/11 13:49, Anonymous Anônimo said…

    gostei muito é bom pra estudar agora eu vou ganha um dez na prova graças a deus por me ajudar em tudo que eu pesso a ele.

     
  • At 22/9/11 12:32, Anonymous Anônimo said…

    preciso das respostas do exercícios,por fvor podem me ajudar?

     
  • At 22/9/11 12:36, Anonymous Anônimo said…

    adorei as tarefas, mas preciso das respostas.Obrigado!

    23/09/11

     
  • At 26/9/11 08:47, Anonymous Anônimo said…

    muito bom,gostaria das respostas para fazer a correçao.

     
  • At 6/10/11 20:53, Anonymous Anônimo said…

    GOSTEI MUITO ELE MI A GUDOU MUITO NA PROVA DE PORTUGUES

     
  • At 14/10/11 16:50, Anonymous Anônimo said…

    oi eu gostaria de saber se existe alguma palavra que contenha essas silabas ordenadas bri ca en do,

     
  • At 21/10/11 09:30, Anonymous Anônimo said…

    eu gostei muito disso que vcs fizeram mais ficaria melhor se desse para escrever ai se ficasse errado botaria um (x)para dizer que esta errado mais se estiver certo é so botar um (c) de certo ou correto

     
  • At 21/10/11 09:33, Anonymous Anônimo said…

    eu queria muito poder responder os exercicios assim eu posso aprender mais

     
  • At 16/12/11 16:37, Anonymous Anônimo said…

    ahh eu queria msmo alguem pra fazerr minha provaa de português.. kkkkkkkkkkkkkkk

     
  • At 11/2/12 14:43, Anonymous Anônimo said…

    sou professora e queria para fazer uma apostila de 6º ano com somente monossílabas .... e etc favor colocar isso em seu site isso que tem eu já fiz preciso de outros tipos de atividades falando sobre o mesmo conteúdo , Muito obrigada Grata ao blog

     
  • At 13/2/12 19:21, Anonymous Anônimo said…

    não gostei deste site .

     
  • At 23/2/12 14:14, Anonymous Anônimo said…

    vc quediz perceber o erro errou novamente pois família esta separada corretamente afinal é uma paroxitona terminada em ditongo e sua separação é fa-mí-lia

     
  • At 7/3/12 15:46, Anonymous Anônimo said…

    nãooo goossteiiiiiii não entendiiiii

     
  • At 7/3/12 15:46, Anonymous Anônimo said…

    nãooo goossteiiiiiii não entendiiiii

     
  • At 22/4/12 13:34, Blogger - Keune ☆ said…

    muito bom obrigado !!! me ajudou muito mesmo consiguir OBG :D

     
  • At 31/7/12 10:25, Anonymous Anônimo said…

    2) Separe as sílabas das palavras e classifique-as de acordo como número de sílabas e de acordo com a posição da sílaba tônica.

    SOBRE O TRECHO "DE ACORDO COMO NÚMERO DE SÍLABAS "
    A GRAMÁTICA CABERIA "DE ACORDO (COM O) NÚMERO DE SÍLABAS". PREPOSIÇÃO-COM+ARTIGO-O SEPARADOS POIS SÃO ASSUNTOS DISTINTOS SINTATICAMENTE FALANDO.

     
  • At 21/2/13 17:27, Blogger Unknown said…

    vi muitos falar que os exercícios são fracos, mas o que elas não sabem é com o passar do tempo isso cai no esquecimento. Eu por exemplo sempre fui uma boa aluna e hoje cursando uma universidade vim buscar ajuda.

     
  • At 21/2/13 17:30, Blogger Unknown said…

    vi muitos falar que os exercícios são fracos, mas o que elas não sabem é com o passar do tempo isso cai no esquecimento. Eu por exemplo sempre fui uma boa aluna e hoje cursando uma universidade vim buscar ajuda.

     
  • At 1/4/13 16:50, Blogger Unknown said…

    a eu queria emprimir essas atividades sao tao boa para os meus alunos resoverem

     
  • At 1/4/13 16:50, Blogger Unknown said…

    a eu queria emprimir essas atividades sao tao boa para os meus alunos resoverem

     
  • At 9/5/13 18:56, Blogger Fanaticos(as) Por Larissa Manoela said…

    nossa a gente não esta podendo nem colar as tarefas da net mais afs

     
  • At 18/5/14 08:00, Anonymous Anônimo said…

    Ola gostaria de saber o gabarito

     
  • At 8/1/15 19:21, Anonymous Anônimo said…

    Me mande um e-mail com o gabarito ?
    Obrigada :)

     
  • At 8/1/15 19:22, Anonymous Anônimo said…

    Me mande por e-mail biamguedes_20@hotmail.com
    Obrigada :)

     
  • At 30/4/16 11:08, Anonymous Anônimo said…

    Burro e mal educado é você, que busca aqui conhecimento e ainda por cima é preguiçoso.

     
  • At 19/12/16 15:45, Anonymous Anônimo said…

    Vc é um mal educado isso sim seu besta ��

     
  • At 21/11/17 16:42, Anonymous Anônimo said…

    Menina de 11 anos (que hoje deve ter 18), desculpa não ter te respondido na época. Acho que foi porque não acessava esses sites na época.

     
  • At 8/4/18 13:04, Anonymous Anônimo said…

    Oh meu querido a palavra FAMILIA está separada corretamente, pois ela é paroxítona.

     
  • At 7/11/18 17:41, Blogger Unknown said…

    Queria o gabarito

     
  • At 8/4/19 15:44, Blogger Unknown said…

    Burro é pouco.

     
  • At 9/3/20 10:50, Blogger Unknown said…

    Me ajudou muito no dever de casa. Agradeço a todos que criaram este site para ajudar a estudantes de escolas,creches e universidades a relembrar do conteúdo do infantil ensino fundamental e universitário. Parabéns

     
  • At 28/4/20 17:02, Blogger Unknown said…

    Sim

     

Postar um comentário

<< Home