Atividades.Português

domingo, agosto 20, 2006

Adjetivos - verbos - substantivos

Data:_______________
Aluno:_________________________________________________________

1- Pinta os adjetivos das frases abaixo:

a) As belas borboletas dançavam sobre as flores.
b) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
c) O filme americano tinha muitas cenas de violência.
d) Gostei muito da macarronada italiana.

2- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:

a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)


3 – Relaciona a segunda coluna de acordo com a primeira:

substantivo primitivo substantivo derivado
( 1 ) dente ( ) goiabeira
( 2 ) pente ( ) ventania
( 3 ) cabelo ( ) floricultura
( 4 ) goiaba ( ) barbudo
( 5 ) pedra ( ) dentadura
( 6 ) vento ( ) cabeludo
( 7 ) flor ( ) penteado
( 8 ) barba ( ) pedraria




4 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:

a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)
c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)


5 – Circula os substantivos compostos:

beija-flor passatempo pé-de-moleque

avião terreno girassol

televisão Marcelo formiga


6 – Escreve 3 frases que apareçam adjetivos pátrios:





7 – Escreve frases com os verbos abaixo:

lavar –


escrever –


partir –

123 Comments:

  • At 15/2/08 18:54, Anonymous Anônimo said…

    eu adorei , pois estou estudando a setima e a oitava série e foi muito legal
    eu ter feito seus execícçios

     
  • At 27/2/08 10:06, Blogger Prica_122 said…

    Como vou saber se acertei?

     
  • At 28/5/08 11:13, Blogger Joana said…

    Estou no 2º ano do 1º ciclo em Portugal e achei útil este exercício

     
  • At 12/6/08 00:02, Anonymous Anônimo said…

    Legal, mas precisamos saber se houve acertos.

     
  • At 23/10/08 20:14, Anonymous Anônimo said…

    O correto é pinte e não pinta como no primeiro exercício.

     
  • At 5/1/09 20:08, Anonymous Anônimo said…

    gostei dos exercícios,mas como sabe se acertei.

     
  • At 10/3/09 15:01, Anonymous Anônimo said…

    LEGAL MAS, COMO SABER DE QUE SÉRIE É TEM MAIS SERIES COMO SBER QUE ACERTAMOS???/??/????

     
  • At 28/4/09 21:24, Anonymous Anônimo said…

    Parabéns! Estas atividades estão me ajudando muito com os meus alunos. Obrigada

     
  • At 14/5/09 16:27, Anonymous Anônimo said…

    adorei , muito legal !!! Mas como vou saber se acertei ?? Se escreve PINTE e não PINTA como na questão numero 1 !!

     
  • At 14/5/09 16:38, Anonymous Anônimo said…

    amei!!! Mas como saber se acertei?????????

     
  • At 4/6/09 14:23, Blogger A vida said…

    adorei!!! mas como saber se acertei

     
  • At 14/6/09 19:13, Blogger simone said…

    Olá, querida...
    Gostaria de saber se você tem atividades contextualizadas de verbos e substantivos

     
  • At 16/6/09 19:36, Blogger isabelle said…

    Olaa
    Gostei muito .Voçe está me
    ajudando a estudar Obrigado

     
  • At 1/7/09 09:08, Anonymous Anônimo said…

    eu estou na 4 serie mas tem algumas coisas que eu nao entendi quando o meu professor ensinou mais agora eu sei menos ainda estou muito confusa...

     
  • At 3/7/09 10:53, Anonymous Anônimo said…

    Oi isso me ajudou estou feliz e abalada feliz pelos exercicios abalada pela morte de MICHAEL JACKSON O REI DO POP..abraço bjus

     
  • At 18/8/09 22:31, Blogger Simone said…

    Obrigada pela ajuda...
    Foi muito útil esses exercícios...
    Simone - Loanda

     
  • At 15/9/09 14:30, Anonymous Rosinha said…

    Achei bacana, mas o ideal seria se tivesse o gabarito para correção.


    Se não fica iválido o que foi feito. Se não houver correção.
    Por favor me resposda.

     
  • At 20/9/09 13:02, Anonymous Anônimo said…

    oi eu amei isso, eu tava fazendo uma atividade na escola e entrei pra ver substantivos e adjetivos eu queria saber e eu achei esse site e esse site emuito bom AMEI !!!!

    MAS COMO EU VOU FAZER ATIVIDADE NESSE SITE A MINHA MAE FALOU QUE TINHA ATIVIDADE E COMOEU VOU SABER??????

     
  • At 14/10/09 18:57, Anonymous Solange(Indaial - SC) said…

    Olá, suas atividades foram de muita ajuda! Obrigada pelas ideias!

     
  • At 27/10/09 21:18, Anonymous Anônimo said…

    PORRAAAAAAAAA!!!PARA QUE ADIANTA OS EXERCÍCIOS SE NÃO SEI SE TA CERTOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!
    COLOCA A MERDA DO GABARITO AÍ!!!!!!!
    OBRIGADO!

     
  • At 27/10/09 21:21, Anonymous Anônimo said…

    SE VOCÊ NAO SABE ESCREVER PINTE E COLOCA PINTA, COMO PODE QUERER ENSINAR OS OUTROS??????
    SEM GABARITO, ATÉ EU COLOCO EXERCICIOS AÍ!!!!!!

     
  • At 13/11/09 09:34, Anonymous Anônimo said…

    muito bom!!!!!!!!!!

     
  • At 1/12/09 10:04, Anonymous Anônimo said…

    como vo saber se acertei


    xupa meol pau piranha

     
  • At 1/12/09 17:15, Anonymous Anônimo said…

    como podemos responder?

     
  • At 9/12/09 10:10, Anonymous dudinha said…

    eu adorei dewu ate pra estudar a recuperacao de portugues
    kkkkkkkkkk
    soh zuera 2009

     
  • At 18/12/09 17:20, Anonymous Anônimo said…

    Eu amei esse site é claro q esse ñ é o unico,q esse pode sero pior de todos,q esse n~é o melhor, q esse pode o ''coco''mas...sempre axei q eu sou sincera d mais e q as vezes eu falo d mais. opsss falei o q penso
    ♥♥♥♥♥♥♥♥
    bjs

     
  • At 19/2/10 12:30, Anonymous Anônimo said…

    Estou no 4º ano do 1º ciclo em Portugal e achei útil este exercício para a minha mana que está no 2º.

     
  • At 21/2/10 20:29, Anonymous Diana Evaristo said…

    ESTAVA PROCURANDO,ESTA ATIVIDADE PARA USAR NA RECUPERAÇÃO.OBRIGADA!

     
  • At 19/3/10 20:47, Anonymous Anônimo said…

    olá pessoal,meu nome é Sabrina,eu gostaria de agradecer a vocêis pois essas atividades tem me ajudado bastante meu desnvolvimento na escola obrigado bjos

     
  • At 19/3/10 20:49, Blogger Bananinha said…

    bia_a_gatinha2@hotmail.com me aceitam vocêis seram bem vindos

     
  • At 24/3/10 17:08, Anonymous Anônimo said…

    oi jente esse site e uma bosta

     
  • At 27/3/10 20:13, Blogger ronney ramos said…

    quero saber como vou saber as resposta dessa atividade.....por favor mandem o mais cedo o possivel..pois vou fazer uma prova sobre isso

     
  • At 5/4/10 19:47, Blogger Anna Giulia said…

    Só tem uma coisa que falata o gabarito.Muito obrigada pela compreensao.

     
  • At 24/5/10 20:05, Blogger Unknown said…

    amei isso é demais me ajudou muito a estudar para minha prova...

     
  • At 28/5/10 21:52, Blogger Unknown said…

    portugues é uma materia muinto interresante para uns é dificil ja para outros é otimo entao esse recado é especial para todo mundo se dedique aos estudospara aprender melhor era so isso que eu queria falar! um beijo para todos! ass!gaby

     
  • At 28/5/10 21:53, Blogger Unknown said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 5/6/10 19:08, Anonymous Anônimo said…

    ISO É MUITO BOM MEU FILHO TIROU5 NOTA VERMELHA E ELE RECUPEROU4
    VOC~eis tenque passar mais

     
  • At 5/6/10 19:10, Anonymous Anônimo said…

    meu filho ricardo tirou 5 nota vermelha e recuperol 4
    voc~EIS TEMQUE PASSAR MUITO MAIS OBRIGADO ISSO AJUDA MUITO

     
  • At 8/7/10 18:04, Anonymous Anônimo said…

    achei muito bom pois me ajudou em meu trabalho de português,e na minha prova também vai ajudar demais,você não sabe como...Obrigada!!

     
  • At 28/8/10 13:23, Anonymous Anônimo said…

    Ameiii deu pra mim aprender !

     
  • At 28/8/10 13:23, Anonymous Anônimo said…

    Ameiii deu pra mim aprender !

     
  • At 28/8/10 22:29, Anonymous Anônimo said…

    muito interessante, mas esse exercício é muito fácil, coloca um mais difícil, com mais tipos de verbos mesclando assim os tempos e modos, mesmo assim esse post é muito interessante e pode ajudar muita gente, o que vale é a intenção. beijo e obrigada :)

     
  • At 29/8/10 12:06, Anonymous Anônimo said…

    OLá,

    Acabei de pegar os exercícios para minha filha da 3ª série (fund I). Ajudou muito.

    Aos que solicitam o gabarito, digo uma coisa, tenham o trabalho de buscar as respostas, pois farão um exercício de estudo... pegar tudo de "mão beijada", não trás desenvolvimento.

    Peço também desculpas pelos que aqui postaram palavras grosseiras e até palavrões. Fico envergonhada por estes.

     
  • At 20/10/10 11:47, Anonymous Anônimo said…

    é ela foi útil para mim pq eu ñ entendo pn desse assunto

     
  • At 20/10/10 11:50, Anonymous Anônimo said…

    é eu tirei para alguns meninos lá da escola eles ñ consegen parar de olha para mim

     
  • At 15/11/10 17:04, Anonymous Anônimo said…

    TINHO, EXERCICOSDE 1 SERIE NE?

     
  • At 1/12/10 14:18, Blogger Unknown said…

    adorei

     
  • At 5/12/10 17:42, Anonymous Anônimo said…

    Que gente sem educação! Numca vi tanta grosseria,credo!!

     
  • At 5/12/10 18:19, Anonymous Anônimo said…

    vgzfxfdwjfgjrggjg4krg135jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjhhhgtkhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

     
  • At 13/1/11 08:00, Anonymous Anônimo said…

    como vou saber que acertei

     
  • At 29/1/11 12:29, Anonymous amanda said…

    gostei,mas como vou saber se acertei?

     
  • At 29/1/11 12:33, Anonymous amanda said…

    os exercícios são legais,mas como irei saber se acertei?

     
  • At 1/3/11 12:30, Anonymous Anônimo said…

    ñ gostei do site pois ele só tem para nós imprimir eu quero para estudar derrrrrrr mais ate que ta nota 5

     
  • At 9/3/11 19:26, Anonymous Tomas said…

    Isso é uma bosta seus fdp
    escrevo como kisé aki e vao se foder
    seus Pau no CUU

     
  • At 15/3/11 17:09, Anonymous Anônimo said…

    gostei bastante me ajudou a estudar para prova de amanha estou com medoo rs

     
  • At 23/3/11 19:49, Anonymous Anônimo said…

    legalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll*********************************************************************************adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii mas nao vou dar essa ideia a minha professora q do jeito q ela e ixxxxxiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

    bjknassssssssssss ...

     
  • At 23/3/11 19:50, Anonymous Anônimo said…

    nossaminha fessora ...........
    iria amar

    bjknasssssss

     
  • At 28/3/11 22:45, Anonymous jess ica said…

    eu amo deve de folhinhas a tia ana dava folhinha para agente

     
  • At 5/4/11 08:00, Blogger Unknown said…

    Ai gente eu adorei porque eu estou estudando sobre essas coisas então me ajudou muito mesmo!!!Beijos

     
  • At 11/4/11 09:42, Blogger Unknown said…

    Eu gosteii do exercíco ,Eu sou 6ª e adoreii vcs 7ª 8ª ñ sabe essa atividade eu sou 6ª e sei kkkkkk
    burros

     
  • At 18/4/11 12:28, Blogger Unknown said…

    como eu vou sabei se eu acertei?

     
  • At 3/5/11 09:58, Anonymous Anônimo said…

    Oiie! Adoreiii os exercícios! Continue postandooo, seram muiitoo utis!

     
  • At 3/5/11 19:58, Anonymous Anônimo said…

    otimos exercicios ameii

     
  • At 4/5/11 14:28, Anonymous Anônimo said…

    eu gostei , estou estudando sobre isso .

     
  • At 11/5/11 16:07, Anonymous Anônimo said…

    oi, preciso fazer uma pesquisa sobre esses adjetivos,e, confesso estou perdidinha no assunto...pode me ajudar.....substituir por adjetivos correspondentes as locuçoes adjetivas... ex: problemas do ouvido, do nariz, do fígo, do rim; partido da maioria,da minoria; fome de leão, de cão,de gato; período da manhã,da tarde; noites sem sono; mudança de sentido, de som; greve de professores, de alunos; amor de pai ,de mãe,de filho, de irmão; comida sem cheiro, sem gosto, sem sal;problemas da cidade, do campo, da ilha, do lago.....pylis.

     
  • At 5/6/11 16:16, Blogger debora_preste said…

    estou na 5-serie e nao entendo a parte de adjetivos espero que isso possa me ajudar pelomenos um pouquinho

     
  • At 5/6/11 19:05, Anonymous Anônimo said…

    muito boas as perguntas mas como sabemos se esta certo

     
  • At 6/6/11 21:19, Anonymous Anônimo said…

    muito bom ajudou e muito

     
  • At 14/6/11 10:25, Blogger bininhah_dl said…

    como eu posso saber se eu errei muito e se eu acertei muito??? como eu fasso o exercícios se eu estou clicando eñ quer aparecer pra mim colocar meu nome

     
  • At 14/6/11 10:27, Blogger bininhah_dl said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 27/6/11 17:39, Blogger Remark said…

    Graças e esses exercicos eu nao fui mal na prova :P

     
  • At 13/9/11 19:34, Blogger Elen de Souza said…

    Data:13/09/2011_______________
    Aluno:_Elen de Souza Eugenio________________________________________________________

    1- Pinta os adjetivos das frases abaixo:

    a) As ***** borboletas dançavam sobre as flores.
    b) Os cadernos **** serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
    c) O filme americano tinha muitas cenas de ****
    d) ***** muito da macarronada italiana.

    2- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:

    a) Os meninos__acordarao__________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
    b) Eu levarei______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
    c) Zeca___compra_____________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)


    3 – Relaciona a segunda coluna de acordo com a primeira:

    substantivo primitivo substantivo derivado
    ( 1 ) dente ( 4) goiabeira
    ( 2 ) pente (6 ) ventania
    ( 3 ) cabelo ( 7) floricultura
    ( 4 ) goiaba (8 ) barbudo
    ( 5 ) pedra (1 ) dentadura
    ( 6 ) vento (3 ) cabeludo
    ( 7 ) flor (2 ) penteado
    ( 8 ) barba ( 5) pedraria




    4 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:

    a) As árvores _balançaram_____________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
    b) Amanhã, os alunos __dançarao_______________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)
    c) Os repórteres dos telejornais _____falaram___________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
    d) Os atores___apresentaram_________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)


    5 – Circula os substantivos compostos:

    beija-flor passatempo pé-de-moleque
    ------------ ---------------------
    avião terreno girassol

    televisão Marcelo formiga


    6 – Escreve 3 frases que apareçam adjetivos pátrios:

    minha prima e paulista .
    descobri que minha avo e goianiense
    eu sou carioca

    7 – Escreve frases com os verbos abaixo:

    lavar –minhaa mae nao gosta de lavar as roupas de meu pai.


    escrever –eu adoro escrever textos grandes


    partir – amanha minha avo ira partir para a sua nova casa.

     
  • At 14/10/11 21:40, Blogger felipemoreiradasilva said…

    no segundo exercício era complete não completa
    e na primeira é pinte não pinta

     
  • At 3/11/11 10:12, Anonymous Anônimo said…

    Eu adorei os exercicios!
    concegui resolver todoS

    Vou uma aula noo entanto

    os exercicios me serviram muito!
    amei
    bjss

     
  • At 5/12/11 15:55, Blogger blog esporte said…

    gostei mas como saber se acertei? TENCLECS

     
  • At 6/12/11 12:37, Anonymous Anônimo said…

    Obrigado cara me ajudou bastante com esse exercicio

     
  • At 13/12/11 10:12, Anonymous Anônimo said…

    Kd a resposta ?

     
  • At 1/2/12 21:14, Anonymous Anônimo said…

    não era bem isso que eu procurava.estou no sétimo ano quarto dia de aula,primeira vez que eu estudo gramática e não quero ficar de recuperação,valeheu haeee (y)

     
  • At 12/3/12 19:29, Anonymous Anônimo said…

    Legal!Gostei muito..isso me ajudou em um para casa !

     
  • At 30/3/12 12:14, Anonymous Anônimo said…

    esses exercícios são bom de mais eu gostaria que tivesse um excícios sobre as loucucão

     
  • At 30/3/12 12:16, Anonymous Anônimo said…

    esses exercícios são bom de mais eu gostaria que tivesse um excícios sobre as loucucão

     
  • At 30/3/12 12:17, Blogger positivo said…

    esses exercícios são bom de mais eu gostaria que tivesse um excícios sobre as loucucão

     
  • At 30/3/12 12:20, Blogger positivo said…

    gostaria que colocasse execício de locuçao pois todos exercícos são bons

     
  • At 30/3/12 12:20, Blogger positivo said…

    esses exercícios são bom de mais eu gostaria que tivesse um excícios sobre as loucucão

     
  • At 3/4/12 13:16, Blogger cassiane santos said…

    olha para começar eu amo portuques mas o que esta ali e uma coisa o que a prof esplica e outra entao eu gostei muito

     
  • At 4/4/12 11:42, Blogger de said…

    eu gosto bastante de substantivo por isso postei esse documento

     
  • At 4/4/12 11:42, Blogger de said…

    eu gosto bastante de substantivo por isso postei esse documento

     
  • At 14/4/12 20:09, Anonymous Anônimo said…

    seria melhor se agente podesse escrever.....bjs........

     
  • At 17/4/12 10:56, Blogger raquel campos said…

    eu ameiiiiiiiiiiiiiiii td isso tava facil pra dedel caraca eu to agora neste ano tentado focar no meus estudos amei este site

     
  • At 18/4/12 15:44, Anonymous Anônimo said…

    otimo site para iniciar os estudos com adjetivos,substantivos e verbos kkkkkkkkkkkkkkkk

     
  • At 18/4/12 15:46, Anonymous Anônimo said…

    Adjetivos - verbos - substantivos
    Data:_______________
    Aluno:_________________________________________________________

    1- Pinta os adjetivos das frases abaixo:

    a) As belas borboletas dançavam sobre as flores.
    b) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
    c) O filme americano tinha muitas cenas de violência.
    d) Gostei muito da macarronada italiana.

    2- Completa as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:

    a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – passado)
    b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)
    c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)


    3 – Relaciona a segunda coluna de acordo com a primeira:

    substantivo primitivo substantivo derivado
    ( 1 ) dente ( ) goiabeira
    ( 2 ) pente ( ) ventania
    ( 3 ) cabelo ( ) floricultura
    ( 4 ) goiaba ( ) barbudo
    ( 5 ) pedra ( ) dentadura
    ( 6 ) vento ( ) cabeludo
    ( 7 ) flor ( ) penteado
    ( 8 ) barba ( ) pedraria




    4 – Completa as frases com um dos verbos entre parênteses:

    a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)
    b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)
    c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)
    d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)


    5 – Circula os substantivos compostos:

    beija-flor passatempo pé-de-moleque

    avião terreno girassol

    televisão Marcelo formiga


    6 – Escreve 3 frases que apareçam adjetivos pátrios:





    7 – Escreve frases com os verbos abaixo:

    lavar –


    escrever –


    partir –

     
  • At 25/4/12 08:36, Anonymous grazieli coles said…

    eu tenho que fazer um trabalho sobre isso e já tenho uma ideia d como vou fazer.
    isso me ajudou muito.

     
  • At 24/5/12 17:12, Anonymous Mazinho valdemar viana said…

    esses exercícios sao ótimos para relembrarmos alguns detalhes.

     
  • At 4/6/12 15:44, Anonymous vivian costa said…

    eu n sei nada de português...
    vcs poderia colocar todosos(substantivo,adjetivo,etc...)
    ajudaria pra caramba....

     
  • At 18/6/12 19:57, Blogger Unknown said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 18/6/12 19:58, Anonymous Anônimo said…

    que site idiota nao da para intender a minima

     
  • At 24/6/12 16:21, Anonymous Anônimo said…

    Lol bando de lokos '-' isso se chama fila bando de fdp

     
  • At 4/7/12 18:37, Anonymous Anônimo said…

    Sou do 5°Ano e estou estudando para uma prova, este site me ajudou muito.
    Estão de parabéns!!

    PS:como todos os outros sites, de repente podia ser online e depois ter o gabarito.

    Respeitosamente,

    Anônimo

     
  • At 2/8/12 18:16, Anonymous vitoria said…

    ola gente eu nao sou contra o portugues por isso eu amei parabens para quem esgreve vc e nota 10 tabom <

     
  • At 29/10/12 09:34, Anonymous Anônimo said…

    COISA FIA DUMA PUTA QUE TO COM DOR NA BUCETA MAIS QUANTO A ISSO E BAM DISGRAÇA DOR QNA BUCETA QUE N PASSA THAU BUCETUDOS

     
  • At 29/10/12 09:36, Anonymous Anônimo said…

    SEUS VAGABUNDO DISGRAÇENTO GENTE COM BUCETA GRANDDE CUZEROS FIOS DUMAA PUTA QUE FAZ SEX QUE TREPA COM 20 HOMI TODA NOITE E RUIM NE A BUCETA DCEIS GOSTA

     
  • At 29/10/12 09:37, Blogger julinha said…

    E super legal!Eu precizava dum exercicios e isto me ajudou

     
  • At 29/10/12 09:38, Anonymous Anônimo said…

    QUE MANE LEGAL SUA FIA DUMA PUTA QUE FAZ SEXO NUA LAMBENO O BILAU DOS HOME E OS HOME LAMBENO O BILAU DELA ISSTO E O CAPETA

     
  • At 26/11/12 16:20, Anonymous Anônimo said…

    vem lamber minha buceta

     
  • At 2/1/13 11:56, Blogger Unknown said…

    eu adorei :::

     
  • At 21/2/13 11:25, Anonymous Anônimo said…

    e gostei muito!!!!!
    bom apesar de eu ja saber de tudo isso pois eu já estou no nono ano.... mais igual muito obrigado!!!!!! ^_^

     
  • At 6/4/13 11:38, Blogger Unknown said…

    adorei os trabalhos parabéns

     
  • At 6/4/13 11:38, Blogger Unknown said…

    adorei os trabalhos parabéns

     
  • At 25/4/13 14:30, Anonymous Anônimo said…

    E. Muito lega Mais Eu Ñ to conseguido

    OooooooooooooOooooooOOOOOOOOoooooo

     
  • At 20/6/13 10:05, Anonymous Anônimo said…

    nao sei responder as perguntas eu sei a resposta mas nao sei como fazer para responder..
    me ajude por favor por que eu tenho uma prova segunda sobre isso.
    muito obrigado.....

     
  • At 25/9/13 20:53, Anonymous Anônimo said…

    como saber se eu acertei ou nao ?

     
  • At 26/9/13 20:16, Anonymous Anônimo said…

    eu amei essas atividades ensina muitas coisas q vc pode leva para o resto de sua vida ou até mesmo para a escola.

    eu

    amo

    estudarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

     
  • At 15/6/14 16:23, Blogger Unknown said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 2/7/14 08:18, Anonymous Anônimo said…

    xupa meu pa meu paol piranha

     
  • At 2/7/14 08:19, Anonymous Anônimo said…

    filha da puta chupa meu al piranha

     
  • At 2/7/14 08:22, Anonymous Anônimo said…

    EU Adoro Brasileirinhaa e xvideos

     
  • At 2/7/14 08:23, Anonymous Anônimo said…

    busetaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

     
  • At 22/6/15 18:52, Anonymous Anônimo said…

    bando de filho da puta vcs nao tem oq fazer!!!!!!!!!!
    vcs ficam so no xvideo né ??????
    se masturbando a noite toda!!!!!!!!

     
  • At 22/6/15 18:54, Anonymous Anônimo said…

    bando de punheteiros!!!!!!!!!!!

     
  • At 22/6/15 18:56, Anonymous Anônimo said…

    pau no cu de quem olho!!
    ffffalllllllaaaaaaaa aaaaeeeeee seeuuussssss ppputos

     
  • At 22/6/15 18:58, Anonymous Anônimo said…

    pau no cu de quem olho!!cheira cu do seu avo !!!seu avo morreu cheira o cu do seu tadeu
    ffffalllllllaaaaaaaa aaaaeeeeee seeuuussssss ppputos

     
  • At 16/11/15 14:39, Blogger sunflower said…

    Bác sỹ- nghề cao quí và áp lực nhất hiện nay. Đa phần bác sĩ ở bệnh viện đều trong tình trạng quá tải, 1 ngày phải làm quần quật bất kể đêm hôm, lượng bệnh nhân áp đảo và tình trạng phòng bệnh luôn kín giường đã chứng minh cho điều đó
    trung tâm kế toán tại vinh nghệ an
    học kế toán tại vĩnh phúc
    trung tâm kế toán tại đồng nai
    Anh zai sỏi thận đi cấp cứu, bố anh nói vào cấp cứu mà 30 phút chưa được bác sĩ chăm sóc, tuy nhiên anh quên mất là đối chiếu với camera thì anh mới vào viện chưa đầy 15 phút,

     
  • At 24/4/17 07:50, Blogger Unknown said…

    Eu tbm qria saber isso

     

Postar um comentário

<< Home